Wednesday, November 02, 2005

Samsara











! Samsara!

Olhos de ressaca.Voce tem olhos de ressaca.
Foi assim que começamos nosso dialogo, eu e Sophie. Eu não sei quem falava mais, eu ou ela! Como? Ressaca? Isso é ruim? Olhos caídos, cansados, de ressaca? ela perguntava... Ri e respondi: não, de ressaca, mar revolto, Tsumani, avassalador, destruidor...voce tem uma força que me arrasta para dentro dos seus olhos, e pra não perder o controle, pra não ser arrastado e tragado,me agarrei às suas palavras.
Olhos de ressaca, olhos de cão azul, e continuei rindo da desconfiança de Sophie, filha de minha namorada, Fedra.

A noite mal começava em São Paulo...Somos amigos de longa data e era prazeiroso estar ali e como sempre veio a baila o mesmo assunto: Deus. No primeiro semestre após reler Nietzche me tornei ateu, mas me benzo antes de dormir e foram meses difíceis, pensei. Será que o ‘Cara’ esta me testando?...Piva ria. Eu e Fedra lemos o Saramago metendo o pau em Deus, e sempre era assim “ Ele”, “Deus, o “Cara”...até na hora de desacreditarmos Nele, colocamos ‘Seu’ nome em maiúsculas...Deus não foi desinventado por Nietzche? A cerveja rolava e a noite fluía com tantos amigos e saudades.
Vou ser pai novamente e não quero que minha filha passe nem em frente a uma igreja, as crianças não deveriam ser batizadas, a igreja é um cancro, “igreja pra quem precisa”...nós não precisamos....Clara! não precisará. nao ter aberto meus olhos nesse sentido foi um grande erro, perdi muito tempo atrás ‘Dele’....perdi meu tempo...nao quero que minha filha repita esse erro...Nicolau V na Idade Média assinou uma lei criando todo o império escravagista...A igreja proibia cirurgia, que se abrisse o corpo humano.

“ A cegueira ante o Cristianismo é o crime par excellence- o crime contra a vida- o cristão foi ate agora, o “ser moral”...mais absurdo, falso, vaidoso, leviano, mais prejudicial a si mesmo do que o maior dentre os desprezadores da humanidade jamais ousaria sonhar...”

Continuamos nossa noite bebendo e nos reencontrando: eu insistia com o Pablo Lima, Fedra, Lili, Fara, Piva, Sophie e Zigg- a igreja, a religião ,pra quem precisa? como disse Arnaldo Antunes- talvez se não houvesse esse sentimento religioso, dogmático, essas pessoas ( que precisam de policia e de igreja) fossem mais violentas? não sei, não quero ser preconceituoso- o bem e o mal- pode ser delírio meu, eu odeio policia e igreja. Piva assentiu. Todos os cidadãos-policiais do mundo. Zigg, meu filho, cristão(?), semi-pagao, sem ter feito a primeira comunhão e nem ter se batizado passava a mão em seus cachos e Fara, sua mulher me olhava. Eu sacava a dúvida judia nos seus olhos de bilhas me fitando.
“Uma coisa que não tem nome,essa coisa é o que somos...”.

“ a moral cristã- a forma mais maligna da vontade de mentira,a verdadeira Circe da humanidade: AQUILO QUE DETERIOROU...”

O fato de sermos afuncionais irrita setores da sociedade, do estabelecido, nós percebemos isso- e o que me deixa feliz apesar de toda a hipocrisia vigente é que nos tornamos ‘diferentes’, criamos nossa própria sociedade sem culpa cristã, nossos filhos podem circular em todos segmentos da sociedade sem preconceito, podem usufruir de tudo que o “ sistema” – com aspas mesmo- oferece e vivemos sem aquela culpa e não somos os “hippies” dos anos 60 que negavam a sociedade de consumo, pelo contrario, queremos tudo que ‘eles’ podem nos oferecer- mas não temos o comprometimento de compactuarmos com tudo...Percebi que todos nós, nessa mesa, eramos profisionais autônomos, ninguém tinha vinculo empregatício e portanto não tínhamos hora pra acordar no dia seguinte...Sophie ouvia atenta e agora percebia até onde queriamos chegar. Eu vou tratorizar o que eu puder do “sistema” mas não vou abrir mão de usa-lo e Clara! vai nascer nessa família com esse dogma.
Clara! Peticov Dorneles!

Estive com Arnaldo Baptista ( dos Mutantes) e Lucinha e Vera em BH e lhes contei como estava orgulhoso desse encontro histórico de situações.O Antonio Peticov, que será tio de Clara, foi o primeiro empresário dos Mutantes. Descobri pelo biografo do Arnaldo Baptista que eu fui o cara que esteve em três eventos dos Mutantes, mas isso é outra historia...E o fato de nascer minha filha, Clara, agora em outubro me suscitou tudo isso...
Fedra insistia, e o budismo? A anulação do ego? Você leu Bhagavadgita? Jogou I Ching?...eu me lembro quando o Galvão (poeta e bêbado das calçadas e mentor do Novos Baianos) dizia que todo mendigo era um yogue de ouvido.E penso assim: o nirvana de um yogue,o must de um budista é a aniquilaçao do ego. O cara passa anos meditando e comendo arroz integral e tentando aniquilar o ego e cantando aquele mantra em que ele só pronuncia a palavra OM. E, naquele momento que ele atinge o Nirvana, em que ele se ilumina? Em que ele fica UM com universo, Um com toda a humanidade. Em que ele é o Pai, o filho e o Espírito Santo. Santissima Trindade. Em que todos os mistérios são desvendados e não há mais mistério nenhum. Em que a Nova Era vislumbra à sua frente. Em que ele se sente perdoado por todos os erros, em que o pecado original não significa mais nada, em que ele se torna UM com o Cosmos( e Damião). Nesse momento em que ele é amor da cabeça aos pés.... Como fica o ego? Ele sabe que atingiu o Nirvana? O ego fica cheio de moral? Lili ria, ante o conflito, me perguntava,” e aí como é que fica?” Será que ele retorna tudo, volta ao “S” , continua a comer só arroz integral e meditar 24 horas por dia? Um mendigo será mesmo um yogue de ouvido, Galvão? Um mendigo? “você pode ate dançar com Damião, mas quem contrariar a lei dos cosmos não vai pagar, já paga ao contrariar...”
Pablo continuava instigando a conversa sobre deus
( agora já, com todo o respeito, com minúsculas):
-você se sentiu ameaçado quando Nieztche desinven tou ele? Disfarcei meu ‘medo’ e falei sobre uma conversa que tive com o Lobão. Se não houvesse a intervenção da Igreja na sociedade, o peso do obscurantismo, a caça às bruxas,o homem teria pisado na Lua pelo menos 900 antes, por volta do ano 1000. Daí você pode imaginar quanto tempo perdemos,a perda histórica quando Galileu em 1616, teve que mentir que a Terra não era centro do universo pra não ser queimado pela “santa igreja”. Teve boa parte de sua obra censurada pela Igreja em todos paises cristãos e só recentemente o Vaticano liberou.

Zigg e Fara escutavam todo nosso papo torto sobre o colapso da religião e aí foi citado uma frase do Torquato Neto que silenciou toda a Avenida Paulista e toda a sala:
“ Não se pode matar o príncipe e deixar vivo o Princípio”.


-Olhos de ressaca foi sampleado de Machado de Assis, Capitu.
-Todos os personagens são fictícios exceto Clara, eu e Deus, obviamente.
- as frases entre aspas são de Friedrich Nietzche, José Saramago e Galvão.

“ Todo bairro tem um louco
que o bairro trata bem
só falta mais um pouco
pra eu ser tratado também”
( Paulo Leminski)

( Espero que Perdizes me trate tão bem quanto o Leblon)

4 comments:

johneymorgan33716446 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. So please Click Here To Read My Blog

http://pennystockinvestment.blogspot.com

narradora said...

Byrinha querido!
Só para lhe mandar beijos!
saudades suas, viu? ;)
naty

edwardflynn9491039413 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

Ecleonyr said...

Parabéns,está lindo,e não podia ser diferente né? Reflete seu bom gosto.Abraços,Kleo.

OUÇA A PALAVRA ELÉTRICA VOL.1