Wednesday, April 26, 2023

ACTION ONE

 ACTION ONE (piloto| atualizado todos dias) Outono  de 2019-  Pomerode ( SC)

“Nossos nadas pouco diferem, é trivial e fortuita a circunstância de que sejas tu o leitor destes exercícios, e eu seu redator”

JL Borges



No centro da sala, diante da mesa, Lia e sua mãe. Eu me sentia julgado, enquanto a mãe fingia mexer no celular, e não me ouvir, mas pra mim qualquer afetação de indignação ou negação teria me afetado menos que o desprezo silencioso, ou a calma falsa que precedia cada ação de sua filha. Paranoia. Eu andava obcecado e o meu peito parecia explodir. Lia havia assumido as funções de dirigente do legado familiar e de liderança política,com uma mão pesada!

Não, eu me controlo. Levanto e pego uma taça de vinho. As duas fingem não ver meus movimentos. Será que consigo descrever minhas sensações¿ A noite posta sobre a mesa. Estão fingindo olhar o celular e me julgando.

Não havia desdém nos seus silêncios, mas parecia que o verdadeiro sentido daquela conversa fosse nos levar à beira de uma catástrofe.

Lia era uma mulher com uma forte clarividência e já havia me adiantado algum desses fatos presentes, mas havia nela abstrações, e as vezes verdadeiras crueldades.

 Penso em sair da mesa alegando que vou fumar, mas elas sabem que não fumo, como sair disso agora¿ Paranoia. Eu não deveria por uma data pra essa estória pois é ́uma cena persecutória numa mesa de jantar com uma família que tento mais uma vez me adequar, mas eu começo a contar as histórias sobre a igreja e o Velho testamento... a algazarra crescente exponencial de minha cabeça em pânico atingia níveis...Paranoia. 

Eu vou levantar. Eu vou conseguir travar um diálogo. Vou sair pra fumar e nunca mais volto. Tudo isso rodava na minha cabeça como num filme. Me passa a salada. Ah, Alan Kardec, sim...Quis esclarecer esse delicado assunto,elas não me ouviam, sua mãe havia cuspido no nosso futuro!

Nessas horas penso em chamar Deus mas estamos de mal desde a segunda guerra quando Ele deixou tantos judeus morrerem covardemente! E também por que Ele não fez aquela bala parar em 8 dezembro de 80¿ Choro a  morte de Lennon todos dezembros. E eu precisava não soar arrogante o fato de  ter lido a bíblia aos 13 anos dezenas de vezes não me tornava um sábio,e como disse Espinosa, “fazer do conhecimento o mais potente dos afetos”.

Aí eu disse: " a Igreja é um agente do diabo!" Silencio.



De volta à mesa. O Amor por princípio, era somente isso que movia minhas ações nos últimos tempos mas eu estava obcecado, não vou negar. O princípio na busca do prazer, seria Impossível eu ver um futuro luminoso a partir de um presente nebuloso. E eu amava demais e havia me desprendido de todas relações duvidosas anteriores, total liberto.

Havia voltado a minha atividade de guerreiro, (Castanheda) a arte de espreita, de Caçador- já tinha até dois discípulos-versadíssimos em arte de feitiçaria branca-e pela manhã e no por do sol fazíamos exercícios pela rede e meditações e Passos do Poder em praias imaginárias. Essas ações e meu café da manhã regado a vinho artesanal era meu mundo, elas saiam pra trabalhar e eu pegava todos meus livros e espalhava sobre a mesa e começava o processo de criação...isso tudo me completava de maligna felicidade..eu tinha ciúmes da casa, ela na casa, como O Estorvo, do Chico Buarque. Me sentia no porão do Aleph, de Jorge Luis  Borges.

Parar o tempo. Exercícios na área da Vontade. Isso e a minha recente curiosidade de saber os pontos em que o sol nascia e se punha com  idéia de construir ali na região uma casa toda movida a energia solar.Ver o sol nascendo da minha mesa no ‘Alan’s psychodelic breakfast’ com vinho da região. Eu, eterno cosmopolita,rato de cidade, tentando me adequar à nova realidade.

Mas não, eu ainda estava no centro da sala, no jantar  e tinha ali, Deus, o Novo e o Velho Testamento e todas minhas dúvidas do Deus que havia nos abandonado na segunda guerra, segundo Dylan. E se eu acreditasse no que elas diziam, Lia e sua mãe, o mundo com certeza se tornaria um deserto de idéias.



by@Художник Дима Ребус

Eu precisava realmente sair desse lugar e um possível deslocamento da mesa no centro da sala, mas Lia  me puxava com seus grandes olhos verdes. Eu andava obcecado. E eu via nesse encontro, na mesa, nos olhos da Lia (que parecem um oceano), um demônio que rugia e um Deus que chorava,quis ser anjo e se tornou besta!

 E eu percebi que o incessante e vasto universo se afastava dela e esse desencaixe seria o primeiro de muitas mudanças e eu nao estava preparado pra seguir nessa coisa de antolhos, negacionismo, tudo o que o nosso país e o mundo se tornaria meses depois com a pandemia e um imbecil no poder. E eu pensava: Não me faça te desprezar, visto que te amar já era tão dificil!

Inveja hereditária e circular, mais uma vez uma sogra no meu caminho, e essa culpada e não-católica, protestante até a medula. Não confio em ninguém com mais de 30 anos que frequenta templos e principalmente se for protestante!

Era um deja-vu: autoritária e ineficiente

E quando eu comecei a emular as minhas opiniões, e me examinei no íntimo eu não tinha mais certeza de que não sentiria medo de me expor...eu já não sabia...mas num desespero de ternura eu tentava resgatar nossos sentimentos, nosso casamento com a morte anunciada e desejada por sua mãe, que não suportava nossa felicidade e nao conseguiu por um tempo de nos impedir de sermos felizes- com coisas tao simples, nossas viagens ao redor do planeta,algumas vezes em comum, noutras on line. Combinamos de nunca ficarmos mais de 8 horas sem nos falarmos.

 Motes:

 Vc não foi convidada ( ao som de Alanis Morissette)

Um principio de extase

Excede em dispensaveis analogias e em ociosas hesitações

Tinha em Lia uma afiliada                  

Como se chamam trabalho e solidão, apoiado nessas duas hastes

  

ACTION TWO.

(“Se em sua vida te incomodei, ao morrer, serei sua morte”)

 “pode falar sobre isso, falar sobre isso, mas não pode controlar seus destino. Acho que deus está me testando”

Saul Williams 

No comments:

OUÇA A PALAVRA ELÉTRICA VOL.1